sábado, 21 de junho de 2008

Soy loca por ti America

Pode ser pieguice, estupidez, sei lá. Mas me comovo com a América Latina e, o que é pior, com a Espanha que a explorou e lesou de todo o jeito. Levei anos estudando inglês, e vou perdendo o modo de falar - até porque estudei na Cultura inglesa - de tanto ouvir americano falar nos filmes e programas de TV. Sempre fomos aculturados, é verdade, mas agora, extrapolamos. De longe, de dentro de meu baheiro, no meio das operações mais difíceis, ouço a americanada na TV. Fico desesperada. Corro. assim que posso, pro escritório-síntese de meus afazeres e lazeres domésticos - apartamento pequeno é como casa de pobre: junta tudo num só cômodo - , e mudo para um filmeco qualquer argentino, mexicano, qué se yo. Alívio imediato. Acabam-se os fucking..., os shitt, os mother sucker... Posso me regalar com Vale, coño e, sobretudo, com mi amor, muito mais expressivo do que I love you barateado de mãe pra filho, de filho pra pai, de mulher pra mulher, de homem, pra mulher...
Sorrio e relaxo. Pertenço inevitavelmente a este grupo mesclado, mal desenvolvido de acordo com a globalização, mas terno no falar. ~Morena, minha cor não tem nada a ver com brancos lavados em água sanitária; mimha língua é suave, ainda que dizendo pqp e otraa palabrotas menos aconselháveis. Com exceção, é claro, para porra, que considero rude , grosso, áspero.Declaro, pois, que vou aproveitar no blog tudo o que escrever em espanhol, viram? Sem vislumbre de vergonha pelo Chaves, pelo Evo Morales, pela Cristina Kichner, que tentam derrubar de qualquer maneira.Danem-se os ingleses, portadores da moeda mais valorizada do mundo. Deles, fico com os antigos poetas e escritores, que tanto prazer me deram.Enquanto isso, vou me deliciando e enriquecendo com Borges, o que já é demais para uma pobre baronesa luso-sueca-brasileira.
Maria Lindgren

Um comentário:

MJFortuna disse...

Nossa! Que coisa boa! Uma pessoa positiva, otimista no pedaço! Você escreve com muita simplicidade e espontaneidade! Estou adorando lhe conhecer. Blog é assim mesmo - custa a pegar. O pessoal lê e não deixa comentários. As vezes manda por e amail, que é um saco saber que poderia comentar... Se bem que a gmail pede que todos tenham conta no provedor para que emitam alguma opinião a respeito.
Vai em frente, amiga! Estamos ambas na REBRA para o que der e vier.
Um abraço acolhedor
Maria J Fortuna

Lento..., extrato de poema de Natercia Freire

" Estou no fundo ou estou nos cimos?
Estou morta ou estou a sonhar?
Tenho as mãos presas nos limos
ou molhadas de luar"


Boas-vindas

Minha gente querida
Agradeço muito a visita a meu vício mais atual de escrever.
Que gostem e me perdoem os errinhos. Sou uma velha novata.
Maria Lindgren